Friday, September 18, 2015


Depois de muitas discussōes, negociaçōes, será que sim ou não, eu e o meu marido decidimos que ele iria aceitar um emprego em Paris!!! ( O lugar de trabalho é fora do centro de Paris, mas é em Paris).
Eu quero contar, não só as coisas boas, mas também os problemas que encontramos ao fazermos uma mudança para outro continente.

                      

Depois de se negociar o emprego, começamos os planejamentos para a mudança.

Estávamos tendo ajuda de uma agência que lida com o a papelada e outros detalhes de uma mudança,  Como por exemplo, achar uma casa para alugar,  tirar os documentos para a mudança e os documentos para poder-se morar lá, achar escola e este tipo de coisa.

Primeiramente precisávamos decidir em que parte iríamos morar. A cidade aonde ele vai trabalhar, fica a uns 40 minutos de trem de Paris, mas não é uma cidade muito interessante. Morar no centro de Paris é muito caro e só vamos conseguir um apartamento muito pequeno. Depois de alguma pesquisa e perguntas de boca-a-boca, achamos uma escola bem reconhecida, bilingue, em Saint-Germain-en-Laye. Esta cidade fica ao noroeste de Paris e a uns 30 minutos da cidade aonde ele vai trabalhar. É uma cidade muito simpática, com vários estrangeiros devido à escola e não muito longe do trabalho ou de Paris.

Depois de muita papelada, emails, cartas de recomendação dos professores do meu filho, conseguimos uma entrevista na escola e marcamos uma semana para irmos para Paris e Saint-Germain-en-Laye para procurar casa, visitar a escola e outros detalhes que necessitavam nossa presença .

Caso vocês não saibam, a França tem tanta ou mais burocracia que o Brasil, e abrir uma conta no banco é um pesadelo. Mas se você não tem a conta não consegue fazer nada. Os nossos anjos franceses, facilitaram o contato e depois de mandarmos a papelada e tudo o mais antes de chegarmos, conseguimos finalizar a abertura de nossa conta bancária em menos de 30 minutos em nosso primeiro dia em Paris. Primeiro item da lista pode ser riscado.

Marcamos 5 dias em Paris e Saint-Germain para resolvermos escola e casa. No segundo dia fomos à entrevista na escola aonde ele foi entrevistado pela professora americana e pela professora francesa. Caso não tenha mencionado antes, nós não falamos francês, e esta escola tem um programa em que emerge a criança em francês e em sua língua natal ( que no caso dele é inglês). A criança vai ter aulas de francês intensivas na escola e as matérias básicas em francês com professores treinados para este tipo de aluno, e o aluno precisa provar que pode aprender para seguir o curso na classe normal depois de um ano. Por isto a necessidade de entrevistas, e cartas de recomendação. Fora isto ele terá duas matérias em inglês (literatura e gramática) e história.

Passamos os outros dias visitando casas que, para nossa surpresa, eram mais espaçosas do que imaginávamos, mas mesmo assim não tão grandes para podermos trazer todos on nossos pertences.
Achamos uma casa perto da escola, e de acordo com o nosso gosto. Agora de volta aos Estados Unidos para esperar, pois precisávamos esperar pela resposta da escola para saber se ele foi aceito e a resposta da casa para sabermos se fomos aceitos para a locação!
Quanto nervoso! Pois nada poderia ser resolvido com certeza sem termos estas duas respostas.
Mas, depois de quase três semanas, recebemos a resposta e fomos aceitos nos dois : escola e casa. Que alívio! Uma parte estava resolvida!


Temos uma gata, e vamos levá-la conosco. Para que isto seja possível, mais papelada é necessária. O  veterinário disse ter feito isto antes e não seria problema. Três meses antes tive que levá-la para colocar o microchip e tomar a vacina anti-rábica que tem que ser administrada depois do chip. O resto da papelada tem que ser feito duas semanas antes do vôo.

Procurar uma companhia para fazer a mudança tampem foi meio complicado. Mas depois de muitos emails, telefonemas, perguntas e respostas, fechamos com uma delas.



















É claro que comi alguns doces!!!




                                               

                                                            E queijo!!!


É só no momento.
No próximo post, contarei como foi a mudança!
Até lá!

No comments:

Post a Comment