Monday, March 11, 2013

Receita de Tiramisu




É interessante como uma receita de comida é como um livro, em que cada pessoa tem um resultado diferente , da mesma maneira que um mesmo livro resulta em diferentes tipos de entedimentos.

Eu faço parte de um grupo gourmet e como o grupo e relativamente grande, divide-se  em 4 casais em cada casa que cozinham as mesmas receitas.

Uma das receitas no nosso último encontro foi de Tiramisu, que é um pave italiano feito com um creme de mascarpone, café, chocolate e vinho marsala . A receita é de uma celebridade culinária nos Estados Unidos chamada Giada di Laurentiis. A primeira vez que eu fiz esta receita eu estava morando na Coréia e uma das minha amigas que é Tailandesa queria aprender como fazer. Conseguimos comprar os ingredientes (que pode ser como uma caça ao tesouro naquela cidade) e fizemos. Ficou divino, e ela felicíssima por ter a sobremesa feita em casa e com gosto de ter vindo direto do restaurante.

Voltando ao meu jantar, no meu grupo cada um tem  duas receitas para fazer, e eu não fiz a sobremesa para dar a chance para outra pessoa experimentar. Ela me contou que teve uma certa dificuldade para achar os ingredients (pois moro em uma cidade pequena) e principalmente ela não sabia exatamente como era a consistência de um zabaglione . Mas no fim a sobremesa estava  muito gostosa apesar de diferente da que eu havia feito antes.

Algumas semanas depois fomos a uma festa em que cada pessoa traz algo para ser saboreado e uma das convidadas trouxe o tiramisu que ela havia aprendido a fazer para o jantar. Interessantemente este também era diferente dos dois outros.

Isto me fez pensar um pouco e eu fiz a receita de novo para ter certeza que realmente era diferente das outras ou será  a minha memória estava me pregando peças. E realmente o resultado ficou diferente. Todos os tres muito gostosos , mas diferentes um do outro. Interessante como desde diferenças em ingredients como a marca do chocolate, café e principalmente do cozinheiro produz resultados tão diferentes. Fiquei pensando em como será que o original feito pela Giada seria. Diferente?

Aqui está a receita para tentar a sua versão.

PS. Eu gosto de cobrir com uma camada extra de chantili e tiras de chocolate.





Tiramisu de chocolate

Adaptado de  Giada De Laurentiis


Por
ções: 12

Ingredientes

170 gr de queijo  mascarpone (pode ser substituido por cream cheese ou catupiry) em temperature ambiente
2/3 xic de creme de leite fresco
1/2 xic de a
çúcar
Zabaglione de chocolate , receita abaixo
2 1/2 xic de café forte, morno
24 biscoito champanhe (aquele sem a
çúcar) se achar  o italiano Savoiardi melhor)
Chocolate em p
ó, para polvilhar
Tiras de chocolate para decorar

Coloque o mascarpone em  uma tigela e deixe de lado. Com uma batedeira, bata o creme com ¼ de xicara de a
çúcar ate obter picos médios. Misture o mascarpone com uma espátula. Misture o zabaglione de chocolate. Cubra e leve a geladeira.

Misture o café com ¼ de xic de açúcar em uma vasilha. Monte a sobremesa em uma forma de pão de forma media. Molhe 8 biscoitos no café e faça uma camada na forma

Cubra com 1/3 d mistura de mascarpone. Repita o processo mais 2 vezes. Termine com os biscoitos. Cubra com plastico e leve à geladeira por pelo menos 6 horas.

Na hora se servir polvilhe o chocolate em pó e cobra com as raspas de chocolate.

Zabaglione de Chocolate:
2 col de sopa de crème de leite fresco
1/4 xic de pedacos de chocolate meio amargo
4 gemas grandes
1/3 xic de a
çúcar
1/4 xic de vinho Marsala seco
pitada de sal

Misture o creme de leite e o chocolate em uma panela pequena. Leve ao fogo baixo mexendo sempre at
é o chocolate derreter
Misture as gemas, o a
çúcar, o vinho e o sal e coloque em  uma vasilha. Coloque a vasilha sobre uma panela com água levemente fervendo . Não deixe a água tocar o fundo da vasilha. Vá batendo ate a mistura ficar grossa e clara uns 5 minutos.  

Misture o chocolate. Cubra e leve a geladeira para gelar.


No comments:

Post a Comment