Thursday, January 21, 2016

COMEÇANDO OUTRA VEZ

Estamos na França! Mais precisamente em  Fourqueux, França. Perto da escola do nosso filho e um ônibus e um metrô até Paris.
Foi uma montanha russa (eu estou ouvindo a música Rollercoaster do Everything But The Girl enquanto escrevo para entrar no clima!), mudar, esperar os móveis chegarem, tentar colocar os móveis de tamanho americano na casa francesa, nova língua, escola nova, emprego novo, amigos novos. 
As coisas estão um pouco mais fáceis agora, 6 meses depois.
Estamos morando na terra dos queijos, pães, doces e vinhos. Isto é uma maravilha para mim, mas o meu marido tem intolerância à glúten e produtos lácteos. ( Por que será que nos mudamos pra cá, as vezes me pergunto). Pelo menos ele pode beber vinho.  Quando nós morávamos nos Estados Unidos, eu estava acostumada a fazer sobremesas sem glúten ou lactose com resultados ótimos. depois de erros e acertos eu fui capaz de acertar com uma mistura de farinha sem glúten e com "manteigas" sem lactose. 
Nos supermercados franceses eu consigo comprar uma ótima variedade de baguettes, croissants, biscoitos e bolachas sem glúten ou lactose.  As opçōes estão cada dia melhores. Quando vamos ao restaurante, tenho a alegria de informar que eles nunca fizeram cara feia e sempre mostraram as opçōes de pratos para ele comer. 
Mas demorei para conseguir achar todas as farinha necessárias para a mistura que eu gosto de usar. Eu consigo achar farinha de arroz integral facilmente, mas as outras farinha, de arroz, de arroz moti e polvilho não foi tão fácil. Finalmente consegui achá-las em lojas de produtos coreanos e japoneses na Rue Sainte-Anne em Paris. Eu gosto de usar a mistura do site artofglutenfreebaking.com que é a combinação que funciona melhor para mim.
Existem restaurantes sem glútem em Paris e um dos mais famoso é chamado Noglu. Eles têm um livro de receitas que eu comprei e eles usam uma outra combinação de farinhas. Mas eu gosto de ter as duas opçōes em casa.
Bem, a vida continua, mas se você também tem este tipo de intolerância alimentar e está pensando em visitar a França, não se desanime. Não é fácil parar em qualquer lugar e comprar algo para comer, mas é mais fácil do que eu imaginava. Às vezes é até mais difícil para mim, pois eu sou vegetariana e as opçōes geralmente contêm algum tipo de carne. Mas eu acabo pedindo uma salada ou um prato de queijos. :) E sempre existe a sobremesa!
Vou começar a colocar receitas e idéias de pratos que ando cozinhando ou experimentando e outros achados.
À plus tard!




No comments:

Post a Comment